Socorro, há algo de errado com o meu pénis!

  • Faz comichão?
  • Está dorido?
  • É mesmo vermelho?
  • É muito perturbador quando algo corre mal lá em baixo!

A quem se deve perguntar? Onde se deve ir pedir ajuda?

Continue a ler e descubra exactamente o que precisa de saber.

Os homens que frequentam uma Clínica de Saúde Sexual têm geralmente um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dor ao urinar
  • Descarga da ponta do pénis
  • Dores, vermelhidão, prurido e/ou irritação
  • Arranhões ou solavancos no pénis
  • Bolhas ou úlceras
  • Não entrem em pânico!
  • Nem todas as condições que afectam a área genital são devidas a DSTs! Portanto, não tem necessariamente uma DST.

Se, no entanto, tiver estado em risco de uma DST, deve dirigir-se a uma Clínica de Saúde Sexual, onde pode ser testado e tratado. Se se sentir mais confortável, poderá também ir ver o seu médico de clínica geral.

Seja qual for o problema, fique descansado! Há uma vasta gama de tratamentos disponíveis, e terá alívio para os seus sintomas.

  • Não se sinta envergonhado!
  • Tente pensar no seu pénis e área escrotal como apenas mais uma parte do seu corpo. Na clínica, os médicos e enfermeiros passam o dia todo a examinar os genitais, são treinados para o fazer e já viram tudo antes! Eles serão simpáticos, respeitosos, e colocá-lo-ão à sua vontade. Afinal de contas, se não houvesse pacientes na Clínica de Saúde Sexual, estariam desempregados!

Encontre a sua Clínica de Saúde Sexual mais próxima

O que há de errado com o meu pénis?
Descubra um pouco mais sobre os sintomas comuns que afectam os genitais masculinos abaixo.

Continue a ler para descobrir o que acontece quando visita a Clínica de Saúde Sexual.

Dor ao urinar
O termo médico é uretrite. A causa mais comum da uretrite masculina é uma Infecção Sexualmente Transmissível (DST), como a clamídia. Nos homens, a dor ao urinar é muito raramente devida a uma infecção do tracto urinário (IU – cistite).

Menos comumente, é devido à NSU (Uretrite Não Específica), ou à gonorreia.

Descarga da ponta do pénis
Isto é um sinal de uretrite. É uma característica clínica da clamídia, uretrite não específica (NSU) ou gonorreia. É mais provável que uma descarga clara seja de clamídia ou NSU. Uma descarga turva / purulenta é mais susceptível de ser gonocócica. Por vezes, um corrimento pode ser devido a uma infecção bacteriana chamada balanite anaeróbica.

Dores, vermelhidão, prurido, e/ou irritação
As doenças de pele comuns podem afectar a pele no pénis e na área escrotal, tal como a pele em qualquer outra parte do seu corpo. Eczema, psoríase, dermatite (frequentemente alérgica), e infecções cutâneas locais afectam normalmente a área genital. Isto significa que muitas condições penianas não são devidas a DSTs.

Erupções ou “solavancos” no pénis
Os homens podem dizer que têm uma erupção cutânea lá em baixo, porque viram algumas manchas na zona genital. As verrugas genitais, ou herpes bolha/ferrugem, têm uma aparência típica.

Por vezes, uma erupção cutânea pode ser a apresentação de uma condição cutânea comum, como o eczema ou a psoríase. Há também uma lista de condições que se podem ver nos genitais e que não são preocupantes – apenas descobertas inocentes – conhecidas como variantes normais.

É raro que os inchaços no pénis sejam causados por doenças graves como o cancro do pénis, mas é sempre importante que algo anormal seja devidamente avaliado por um médico.

Bolhas ou úlceras
A causa mais comum de bolhas/ulcores na área genital é o herpes simplex. Esta é uma infecção viral, que começa como uma bolha, mas o topo é facilmente esfregado, para deixar uma úlcera dolorosa.

Contudo, existem outras causas de bolhas e úlceras na área genital, e é importante que estas sejam avaliadas por um médico. Embora invulgar, as úlceras na área genital podem ser devidas à sífilis, por exemplo. Quando visita a Clínica de Saúde Sexual com qualquer úlcera na área genital, será sempre examinado para detectar sífilis.

Se houver algo de errado abaixo, é sempre melhor ir à Clínica de Saúde Sexual, ou ver o seu médico de família.